sábado, 25 de setembro de 2010

Controle de Embreagem

Como soltar a embreagem corretamente?

Muitas pessoas quando iniciam no aprendizado da direção veícular nas auto escolas passam por esta dúvida. Alguns ficam frustrados pois provocam solavancos na hora de arrancar o carro.
Antes de entenTamanho da fonteder como soltar a embreagem é preciso saber o que acontece nesse momento. Ao soltar o pedal da embreagem ocorre a ligação do disco da embreagem com o disco do motor. Então se soltarmos o pedal da embreagem de uma vez, a ligação será forte provocando o movimento irregular. Para isso não acontecer é preciso fazer o ponto da embreagem. Com o pé no freio, pise na embreagem e coloque a primeira marcha. Solte a embreagem devagar até sentir o carro trepidar e então pare o pedal nesta posição. Solte o pé do freio e acelere um pouco apenas para dar força ao motor. Em seguida solte a embreagem suavemente para a ligação ser tranquila.
Agora tente colocar isso em prática e você irá perceber que é muito tranquilo arrancar com o carro sem provocar movimentos irregulares ou o famoso solavanco.

Parada sem usar o Freio ou Controle de Embreagem.

Uma das etapas do exame de direção é o controle de embreagem ou parada sem usar o freio, quando é dado esse comando o aluno precisa imobilizar o veiculo no menor tempo possível sem a interdição do sistema de freio.
Obs: O controle de Embreagem pode ser chamado de parada sem usar o freio. E pode ser pedido tanto na subida (aclive), quanto na descida (declive).

Procedimento
Parada sem usar os freios na subida
1º Seta para direita e observar o retrovisor interno e externo da direita.
2º Iniciar o deslocamento em direção ao meio fio.
3º Reduzir de 3ª para 2ª marcha.
4º Aproximar do meio fio e reduzir 2ª para a 1ª marcha.
5º Fazer o controle de embreagem.
Obs: o freio não deve ser acionado após o comando do examinador.

Parada sem usar os freios na descida
Atenção, quando o examinador comandar pare sem usar o freio, ele quer dizer, faça o controle de embreagem.
1º Seta para direita.
2º Observe o retrovisor interno e externo da direita.
3º Inicie o deslocamento em direção ao meio fio fazendo a redução da 3ª para 2ª marcha.
4º Parar o veiculo alinhado ao meio fio usando a embreagem totalmente.
5º Engatar a Marcha RÉ e fazer o controle de embreagem( sem usar os freios ).
Obs: nunca tentar engatar a RÉ com o carro em movimento.

12 comentários:

  1. Aoo "Boiola"!! kakaka Brincadeira! Passando para lhe dar meus parabens pelo excelente trabalho que vc tem feito! No exame de rua do dia 07/10/10, minha segunda e ultima tentativa, consegui tirar minha carteira graças ao grande instrutor Rodrigo, no qual me ensinou a Legislação de transito até a prática de direção de rua. Rodrigo, só uma dica para o blog, coloque um tema sobre como se comportar no dia do exame, fale sobre ficar tranquilo, nunca ficar nervoso, pois os examinadores olham suas atitudes na direção e observam com muita atenção se o motorista sabe ou não dirigir sob pressão, pois admito que no meu primeiro exame fiquei muito nervoso e acabei perdendo o controle sobre a situação.
    Abraços careca, kakaka.

    Felipe

    ResponderExcluir
  2. Olá Rodrigo.
    Seu blog irá ajudar muitas pessoas, parabéns.
    Seu post foi publicado na Teia .
    Quando tiver novas postagens basta fazer novos pedidos .
    Até mais.

    ResponderExcluir
  3. Olá Rodrigo...
    Seu blog é muito bom. Adorei as dicas. Estou terminando a auto escola e já vou marcar o meu exame, tenho muita dificuldade no controle e nas mudanças de machas, mas vou conseguir tenho fé. Um abraço e Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  4. Mas como fazer um carro parar na descida sem pisar no freio?? Se antes de por a ré é preciso parar então, então como parar o carro sem pisar no freio?

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Eu to fazendo auto escola e sempre que paro o carro eu uso a embreagem e o freio,o controle de embreagem é tranquilo pra mim,consegui fazer um controle perfeito logo no primeiro dia de aula,tanto pra arrancar quanto na subida,mas eu ainda nao aprendi a parar o carro usando apenas o controle da embreagem,minha instrutora me ensinou a dar marcha ré no morro e parar só com a embreagem,eu consegui mas se eu for fazer de novo nao vou conseguir ainda!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você aprendeu o mais difícil no controle de embreagem hehehe... eu apanhei muito no começo para aprender este controle para sair e subir em aclives, bom parar o carro é mais simples do que parece, normalmente reduzo até a 2º marcha e quando tenho a intensão de parar simplesmente paro de acelerar e piso fundo na embreagem deixando o carro perder velocidade e pressiono o freio devagar para não parar no tranco, assim o carro para suave e onde você quer sem morrer. se você tem passageiro distraído com no carro ele(a) vai para frente com tudo e não pega mais carona por medo kkkkk...

      Excluir
  7. Outro problema que eu tenho é quando vou fazer conversão à direita,eu acabo saindo na contramão,tenho medo de voltar o volante à posção inicial sem o carro estar alinhado ainda,hoje eu fiz direitinho,perdi um pouco do medo mas as vezes ainda cometo esse erro!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carolina, treina virar o volante com o carro travado com o freio de mão mas ligado, faz virada para direita até o final e esquerda até o final, isso pode ajudar você a ter mais flexibilidade, lembre-se você precisa virar mas não sair muito da postura 9:15 ao segurar o volante,depois faça na prática uma conversão fechada (tipo essas que você tem de ir até o sentido contrario do que se encontra, mas não esqueça de desvirar tudo novamente ao terminar a conversão se não da M..., isso ajuda muito na baliza também.

      Excluir
  8. Sempre quando me pedem controle numa descida de morro, solto demais a embreagem e o carro morre. Naõ sei bem oq acontece, mas simplesmente tudo dá errado. O carro se desalinha !

    ResponderExcluir
  9. acrescento o macete para sair com freio de mão (útil em subidas fortemente ingremes), puxe o freio de mão mas deixe a 1º marcha engatada, ai vai soltando a embreagem até sentir o carro tremer e dica (TODOS) os carros com câmbio manual tem uma tremedeira mais forte sentida no volante, quando perceber isso, pise no acelerador até que sinta esta tremedeira parar e mantenha aceleração constante não esquecendo do pé esquerdo parado no mesmo ponto (apoie o calcanhar no chão para não trazer mais a embreagem), ai é só soltar o freio de mão e seu carro sai normalmente, só não esquece de tirar o pé do acelerador quando o carro pedir 2º marcha e você ter de pisar fundo na embreagem para engatar. (eu engato ela a 10km/h).

    ResponderExcluir
  10. aprendi que conrole de embreagem nao use freio de pedal e nem freio de mao rss faço isso perfeito

    ResponderExcluir